Saltar os Menus

Documentos de projeto

Documentos produzidos ao longo das diversas fases do projeto:

Apresentação do projeto (divulgada no congresso da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas – em outubro de 2015)

Relatório final do projeto e anexos
Neste relatório são atualizadas as conclusões relativas ao quadro regulador, identificados os valores e práticas partilhados pelas diferentes Comunidades de Prática e apresentados os modelos de custos, de governação e a arquitetura de informação propostos para uma rede de preservação comum. São disponibilizadas as conclusões do projeto e as perspetivas de desenvolvimentos futuras, bem como os anexos atualizados.

Continuidade Digital: relatório do passo 6

Dados brutos da aplicação  SurveyMonkeySummary: projecto Continuidade Digital

Conclusões preliminares do Inquérito Público – Passo 6
Este inquérito pretendeu obter informação sobre princípios e métodos utilizados para integrar recursos digitais em universos patrimoniais e apurar a viabilidade da criação de um repositório comum de preservação de património digital.

Percepção da Autenticidade de Sistemas de Informação de Entidades da Administração Pública Central
Neste inquérito pretende-se medir e avaliar o grau de perceção de diversos tipos de utilizadores de Sistemas de Informação de organismos da Administração Pública Central relativamente à autenticidade da informação digital com que trabalha quotidianamente, por forma a inferir tendências de opinião sobre a realidade em causa.

Relatório de projeto – passo um e anexos
Neste relatório foram comparadas e analisadas legislação, terminologias, normas de representação e formatos reportados pelos membros do Grupo de Trabalho. Apresenta a metodologia de análise seguida para cada atividade bem como as conclusões obtidas e os anexos.

Relatório estatístico sobre perceção de autenticidade e avaliação de objetos digitais
Este relatório, desenvolvido no âmbito do passo 2, recolheu as opiniões do grupo de trabalho sobre os aspetos acima referidos. Importa perceber em que medida e grau a autenticidade é um valor partilhado pelas comunidades de prática representadas
Pretendia-se também apurar se as diferentes comunidades de prática avaliam objetos digitais antes destes serem integrados no universo patrimonial, bem como perceber que critérios são usados

Simulador de custos de preservação digital. (excel)

Esta ferramenta foi desenvolvida no âmbito do projeto e permite simular os custos que uma determinada instituição teria para reservar a sua informação digital. Conforme se refere no relatório final, é necessária investigação adicional para estimar custos de forma assertiva, pois estes estão dependentes de outras variáveis que carecem de ser equacionados em situação real.  O cálculo é efetuado com base num cenário elaborado pelo GT o qual pode ser alterado com impacto no custo final. Mesmo assim a presente ferramenta permite obter uma estimativa da grandeza desses custos.

Digital Preservation Costs simulator. (Excel)

Documentos de síntese deste projeto publicados em diferentes contextos:

– Documentos “Preservação comum de património digital” (comunicação e power point) elaborados com o objetivo de apresentar o projeto no V Encontro de Arquivos do Algarve, organizado pela Rede de Arquivos do Algarve (RAalg), que decorreu no município de Lagoa, no Convento de São José, nos dias 26 e 27 de maio de 2017, subordinado ao tema “Preservar o passado, comunicar a memória”;

– Documento <Preserving digital heritage: a network centric approach> elaborado com o objetivo de apresentar o projeto numa sessão do DLM Forum que teve lugar em novembro de 2014 em Lisboa

 

Última Actualização: 30 de Maio de 2017