Saltar os Menus

Projeto “Continuidade digital”

logo6_avermelhadoContexto e relevância do projeto continuidade digital

A premência do crescimento exponencial de informação digital tem vindo, nos últimos anos, a obrigar as instituições detentoras de património e produtores a enfrentar o problema da preservação digital, equacionando para o mesmo eventuais soluções tecnológicas. Todavia, no contexto da actual crise económica – mas também válido e desejável mesmo em tempos de crescimento da economia -, os recursos para preservar património digital são elevados e exigentes tanto do ponto de vista material como do conhecimento especializado, constatando-se, por conseguinte, um substancial agravamento de falta de recursos além da total ausência de investimentos mesmo para manter e actualizar estruturas tecnológicas de preservação já existentes.

Pelos motivos expressos, considerou a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas muito pertinente dar início, no âmbito do 1º Seminário de Preservação Comum de Património Digital, realizado no passado mês de Setembro, a uma reflexão e debate transversal a várias Comunidades de Prática (CdP), representantes de domínios patrimoniais distintos, sobre a possibilidade de constituir um “embrião” de uma infraestrutura comum e solidária para a identificação e preservação deste património.

Na sequência do dito evento, e após elaboração do seu Relatório e Conclusões, foram realizadas várias reuniões – sectoriais e uma geral – com os vários agentes patrimoniais, durante os meses de Dezembro e Janeiro, para auscultação sobre proposta de delineamento de estratégia articulada de preservação do património digital. Do interesse e disponibilidade demonstrados, nasceu o projecto Continuidade Digital.

Sendo um projecto inovador, pretende também contribuir para a preservação do património digital enquanto memória social e legado para as gerações futuras. Como tal, propõe-se analisar um conjunto de problemas decorrentes dessa missão, designadamente:

Ao trazer para ordem do dia a questão da preservação do património digital, acredita o grupo de trabalho obter o reconhecimento da sua relevância e pertinência pelo conhecimento potenciado acerca dela. Ao alinhar a referida temática com os objectivos estratégicos da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), em matéria de promoção e protecção do património digital, e com a política governamental de racionalização e utilização de processos e métodos decorrentes da adopção de novas tecnologias, espera a obtenção do apoio oficial de entidades públicas, mas também privadas, para a viabilização, concretização e sustentabilidade  do projecto em causa.

 

Objetivos

Com este projecto, pretende-se concretizar os seguintes objectivos:

Geral

Específicos

 Fases do projecto

Para a concretização dos objectivos indicados, o projecto constará de duas fases:

1ª fase:

2ª fase:

Aceda a mais informação em

Para qualquer questão utilize o seguinte endereço eletrónico: dsiae@dglab.gov.pt

Última Actualização: 17 de Setembro de 2019